O imóvel de número 937 da Avenida Getúlio Vargas, no bairro Rebouças em Curitiba, foi escolhido pelo Sr. Oswaldo Thá, sócio fundador da tradicional construtora Irmãos Thá, para ser a sua residência após seu casamento com a Sra. Frida Schmidt, por estar ao lado da sede da empresa. A casa projetada em 1936 no ano seguinte já se tornou o lar do casal.

As lembranças
da família

Tudo começou nos anos 60, quando Marino Pereira Júnior, sobrinho de Frida, veio do interior para estudar em Curitiba.

Nesta época, residiu com os tios até a chegada de seus pais à Capital. Anos mais tarde, ao finalizar a faculdade de Engenharia Civil, com a mudança dos tios adquiriu o imóvel e instalou ali, já nos idos de 70, a empresa Estrutural. No final da década, com o crescimento da Empreiteira o imóvel ganhou duas ampliações, mantidas até hoje.

Nos anos 80 a construtora se transferiu para outro endereço e vieram os primeiros inquilinos.

Já em 2007 o imóvel abrigou a segunda edição da Mostra Morar Mais Por Menos, da qual participou como arquiteta expositora a filha de Marino.

Esta reaproximação da família com o imóvel fez com que logo após o término da Mostra ela trouxesse seu escritório para o pavimento superior da residência original, construída pelos tios avós, com os quais conviveu em sua infância. A acompanharam a mãe e irmã com suas respectivas atividades profissionais.

A planta permitiu desenvolver ideias capazes de transformar e alavancar os espaços existentes por meio da diversificação das empresas inquilinas.

O projeto de reforma visou gerar uma identificação entre eles para proporcionar uma experiência diferente para os usuários, estimulando a troca de contatos e reunindo pessoas.

“Surgiu uma busca para incentivar o convívio colaborativo no dia a dia. A partir daí várias ideias apareceram e convergiam para a implantação de uma Vila. Foi criada assim a Vila Getúlio.”

A cidade também cresceu muito nessa época e desde então existe um movimento que visa tornar cada vez mais o Rebouças um bairro pujante, que atualmente abriga a Secretaria de Cultura e variados espaços destinados à arte e entretenimento.

Não por acaso estão instalados no seu entorno diversos centros universitários que tornam o cenário ainda mais propício para a economia criativa e desenvolvimento de novas tecnologias.

A Vila foi estruturada pensando em oferecer conforto, praticidade e segurança para você e sua empresa.

A Vila Getúlio tem o propósito de integrar em um único ambiente as necessidades do dia a dia, para que a vida seja mais fácil.

A fachada do imóvel, uma casa da década de 30, dá as boas vindas a quem chega ao conjunto, planejado como uma vila, onde a funcionalidade e os estímulos visuais contribuem para a criatividade e sensação de bem-estar.

 

Vila Getúlio,
faltava um lugar assim.